quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Curriculos brasileiros

A nossa cultura,em portuguesa nesse aspecto,nos acostumou a formarmos generalistas no conhecimento.Nós denominamos os americanos,alemães,japoneses e outros de ignorantes,por dizerem que Buenos Aires é a capital do Brasil,o que é um chiste,através do qual deseja-se,na verdade,desmerecer a formação geral de outros países.No entanto todos eles desconhecem particularidades,ainda mais de outros locais,mas conhecem profundamente qualquer área de especialização tecno-cientifica que seja de importância para sua nação.Isso é porque fora do nosso País,já se entendeu que é melhor você ter apenas o especialista no assunto tocando-o do que vários generalistas falando a respeito.Nós temos grandes cientistas,os melhores do setor de conhecimento e todos fora do Brasil e não é apenas por motivos financeiros,mas pelas dificuldades impostas pelos sábios da área e pela nossa burocracia estatal.A saída para o nosso mais rápido desenvolvimento é a reforma curricular,desde o ensino fundamental até o pós superior.Chega de impor-se disciplinas que não interessam a alunos que tem tendência/vocação para uma área de concentração de estudos.Que os curriculos levem em conta a vocação do aluno,a dedicação que ele deseja colocar na aprendizagem,deixando-se os conteúdos generalistas,para conversa fiada,para palestras,saraus,reuniões,conferencias ou até para buscas solitárias na internet.Por que impor-se a um potencial excelente físico a obrigação de estudar curricularmente História e Geografia?Por que impor-se a um pesquisador nato,a um vocacionado para a Antropologia ou Filosofia a obrigação de estudar curricularmente Quimica e Fisica?Dessas obrigatoriedades constantes no fundamental(quinta em diante) e no médio apenas a língua pátria e a base matemática deveriam ser obrigatórias e com mais carga horária.O resto,desde lá,já deveria ser orientado conforme as buscas pessoais do alunado.As demais disciplinas não encaminhadoras profissionais,não objeto da paixão,da vocação do aluno,conforme já explicitado,que o fossem dadas a conhecer,como disciplinas complementares,sem rigor aprovatório,através de pesquisas,palestras,semanas culturais e de outras formas leves e agradáveis.Creio firmemente,por muitos anos de experiência em sala de aula,que teriamos um maior aproveitamento e interesse tanto de alunos,como de professores.Chega de conteúdos enfiados goela abaixo,repetidos monocordicamente,ano após ano,por professores cansados e desinteressados e por alunos idem,que já sabem,o que hoje nós sabemos:quanta coisa estudada e não utilizada,quanto tempo perdido.Será que eu ainda vou ver o ensino brasileiro saindo das amarras da chegada da Familia Imperial ao Brasil e criando um verdadeiro e moderno ensino nacional,em tempo integral,com currículos objetivos,interessantes,preparando cientistas vibrantes pelas possibilidades de emprego aqui?Madeira

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