quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

É ensino, não educação.

Desde há muito venho debatendo-me com a confusão estabelecida pelas próprias autoridades federais,desde o Brasil Império,confusão essa referendada pelos pedagogos e outras autoridades da área de ensino,entre as ações familiares e escolares no desenvolvimento das nossas gerações.Educação é um processo,ad-aeternum,de desenvolvimento do ser humano,em todas as suas potencialidades e necessidades,quer sejam fisicas,intelectuais,morais,comportamentais.Ensino é a transferencia de conhecimentos.É óbvio que as ações educacionais,como processo,utilizam-se predominantemente do ensino.Também o é que como processo deve a educação ser integrada,levando em seu bojo,todos os componentes que interagem diariamente no desenvolviemnto de cada ser.No entanto,ainda que tenha de haver essa integração,aliás muito bem amarrada na nossa legislação,quer na Constituição,quer na LDB,a obrigação educacional é da familia predominantemente e na maturidade de cada individuo(lógico com integração da escola,empresa,igrejas,enfim de todos os organismos sociais),sendo das escolas a responsabilidade primordial do ensino,obviamente secundada por todos os demais segmentos.Dentro dessa lógica não há que se falar ou denominar os órgãos públicos de área de ensino de Ministério da Educação,Secretaria da Educação e sim de Ministerio do Ensino,Secretaria do Ensino,o que certamente minimizaria essa confusão e os problemas diários nas escolas,pois,para quem já militou ou milita,existem dois tipos de pais nessa relação escola x familia:uns querem que a escola eduque os filhos,até com castigos e outros não admitem nenhum corretivo,desejando que as escolas deixem seus filhinhos fazerem o que quiserem,daí advindo um vácuo de autoridade educacional.Colégio não é para educar.É para ensinar,passar conhecimentos(na verdade o mais das vezes improdutivos).A própria LDB é clara ao declarar,logo no seu primeiro artigo que a educação é um processo formativo que se desenvolve na vida familiar,na convivencia humana,no trabalho,nos estabelecimentos de ensino,nos movimentos sociais,nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais,ou seja as escolas são parte do processo e não base do mesmo.Também denomina de educação apenas a infantil,denominado os demais níveis de ensino(fundamental,médio e superior.Portanto chega de confundir educação,o todo,o maior,o processo,com ensino,parte dela.Madeira

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